100% das universidades estaduais baianas aprovam criação de programa para revalidação de diplomas médicos

Domingo, 31 de Maio de 2020 - Geral - Visualizações: 286

Com a aprovação do Conselho Superior, na quinta-feira (28), a Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) se juntou às outras três universidades públicas estaduais da Bahia (Uneb, Uesc e Uesb), com o indicativo para a criação de um programa próprio de revalidação de diplomas médicos emitidos por instituições estrangeiras. A medida reforça a proposta de construir um sistema interinstitucional que vai proporcionar a ampliação das equipes de Saúde do Estado com a incorporação de médicos formados no exterior.

"Cumpre agora estreitarmos, ainda mais, as relações entre as universidades para a criação e aprovação, efetivamente, deste programa de revalidação, buscando parcerias com órgãos do Estado para viabilizar o suporte financeiro e logístico para a sua implementação para, finalmente, lançar o edital de chamada de pretendentes e efetuar os procedimentos de seleção dos candidatos. São várias etapas, que esperamos cumprir com rigor, cuidado e zelo acadêmico, mas também atentos aos tempos da urgência e da calamidade que hoje imperam em nosso Estado e em nosso país", destacou o presidente do Fórum de Reitores das Universidades Estaduais e reitor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Luiz Otávio.

Segundo o secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, o indicativo de todas as universidades baianas para a revalidação dos diplomas médicos mostra o compromisso no combate à COVID-19. "As universidades estaduais têm a autonomia e a competência para realizar essas revalidações dos diplomas médicos. O compromisso com o social das instituições mostra ser uma decisão acertada, já que acompanhamos diariamente os esforços do Governo do Estado em conter a pandemia. E poder contar com novas equipes de Saúde, com certeza, vai proporcionar uma maior eficácia nas ações de combate ao novo Coronavírus", afirmou.

Compartilhe
facebook - twitter - gplus - pinterest WhatsApp