TIJUAÇU recebe projeto de mobilização social de combate à dengue em Senhor do Bonfim

terça, 05 de Novembro de 2019 - Cidades Vizinhas - Visualizações: 250

O Aedes aegypti é o nome científico de um mosquito ou pernilongo que transmite a dengue, febre amarela urbana, além da zika

Dando continuidade às intensas ações de combate ao mosquito Aedes aegypti em Senhor do Bonfim, A secretaria municipal de saúde através dos Agentes de Endemias, Agentes Comunitários de Saúde, Unidade de Saúde da Família de Tijuaçu, CREAS, Alunos e Professores da Escola municipal de primeiro grau realizaram na manhã desta terça-feira (05), no distrito de Tijuaçu, a IXª (nona) mobilização para a prevenção e controle da dengue Zika e Chikungunya desde que o Ministério da Saúde antecipou as ações de controle as arbovirose.

A ação mobilizou aproximadamente 60 profissionais da saúde e mais de 50 moradores liderados pelo representante da comunidade Josias.

As equipes realizaram palestras, panfletagem, colagem de cartazes informativos em locais estratégicos, conscientizando os moradores sobre a importância de manter seus reservatórios de água tampados e evitar o acúmulo de água em vasos de plantas, além de recolher pneus, garrafas, latas e outros objetos em desuso que podem se transformar em criadouros do mosquito, facilitando sua proliferação e consequentemente o aparecimento de novos casos dessas doenças.

Durante a mobilização, também foi possível realizar alguns tratamentos com aplicação de larvicidas nos imóveis com focos do mosquito.

Essas ações fazem parte da primeira etapa de um cronograma do projeto criado pelo Governo Municipal com o título de; VEM COM “AGENTE” COMBATER O MOSQUITO DA DENGUE, devido à ocorrência de casos notificados em Senhor do Bonfim e região. Um Novo Cronograma do projeto já está sendo elaborado para atender outras localidade e que apresentaram no último Levantamento de Indicie Rápido (LIRAa), Realizado de 28 de outubro a 01 de novembro.

LIRAa que apesar de obter um importante redução do levantamento realizado em agosto ainda se encontra com alto risco de surtos das doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti no município.

Em agosto deste ano o terceiro LIRAa apontou 16.8% de infestação predial com Larva do mosquito, no quarto e último levantamento do ano Senhor do Bonfim se encontra com indicie de infestação de 10.8% de infestação.

Combater a Dengue é dever de todos, colaborem e faça sua parte!

Compartilhe
facebook - twitter - gplus - pinterest WhatsApp