FAMÍLIA ACUSA MORTE DE ADOLESCENTE DE 13 ANOS POR FALTA DE MÉDICO NA UPA JUAZEIRO E HOSPITAL DOM MALAN EM PETROLINA

Quinta, 19 de Setembro de 2019 - Cidades Vizinhas - Visualizações: 87

Através de audio enviado a este Blog Geraldo José, a redação foi informada que o paciente André Ricardo dos Santos, de 13 anos que precisou de atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Juazeiro (BA), mas por falta de profissionais não teria conseguido ser avaliado por um médico neurologista morreu na manhã desta quarta 18.

Segundo a família de André Ricardo, o adolescenteu precisava ser transferido ao Hospital Dom Malan/IMIP em Petrolina, mas isso somente aconteceu às 18h deterça-feira (17). Segundo denúncias da família no Hospital Dom Malan, o paciente precisou ser avaliado por um neurologista, que não estava presente na unidade. De acordo com a familia, a criança morreu por volta de 9h30, sem ter passado pela avaliação do médico. 

Confira Nota SESAU esclarece questionamentos sobre atendimento a menor na UPA

A Secretaria da Saúde de Juazeiro/SESAU esclarece que, segundo o Boletim Médico, o menor de 13 anos chegou à Unidade de Pronto Atendimento/UPA do município à 1h43 do dia 17 de setembro e foi prontamente atendido pela equipe de plantão. Classificado como prioridade ‘vermelho’, recebeu toda a assistência necessária e foi encaminhado pela médica plantonista para atendimento em serviço de alta complexidade no Hospital Universitário, em Petrolina. Houve retorno do paciente à UPA em Juazeiro, local de origem do atendimento, com vistas a encaminhamento para o Hospital Dom Malan, em Petrolina.

A Sesau esclarece que presta toda a assistência necessária e preconizada conforme os protocolos médicos.

A assessoria do Hospital Dom Malan Petrolina declarou que o paciente “recebeu, de imediato, toda assistência necessária” e já chegou à unidade com suspeita de morte encefálica”. O garoto morreu na manhã de hoje (18), em decorrência de “uma parada cardiorrespiratória”. O Hospital "se solidarizou com a família de André e se colocou à disposição para quaisquer dúvidas sobre o atendimento". 

Confira a nota na integra do Hospital Dom Malan Petrolina:

O Hospital Dom Malan/IMIP de Petrolina informa que o paciente em questão deu entrada no HDM apenas na noite desta terça-feira (17) e que recebeu, de imediato, toda a assistência necessária.

André Ricardo dos Santos tinha passado por outros serviços anteriormente e já chegou com suspeita interrogada de Morte Encefálica (devido à hemorragia de tronco) e instabilidade hemodinâmica. Hoje pela manhã sofreu uma parada cardiorrespiratória e, infelizmente, veio a óbito.

Todos se engajaram em prestar a melhor assistência possível a André e, inclusive, foi da direção do Dom Malan todo o esforço para conseguir uma vaga na UTI do serviço.

Os  profissionais e direção, neste momento, solidarizam-se com a família e se colocam à disposição para eventuais dúvidas e orientações.Blog do Geraldo José

Compartilhe
facebook - twitter - gplus - pinterest WhatsApp