O jornalista e ator Luciano Jatobá na inauguração da Casa do Carnaval em Salvador

A casa do carnaval e’ um espaço cultural de alta qualidade técnica criado para retratar a evolução da festa baiana desde os primórdios do Brasil ate os dias de hoje, em sua diversidade de ritmos e de manifestações populares.A casa do Carnaval da Bahia esta localizada na Praça da Sé, ao lado do plano inclinado
A casa do carnaval que ora entregamos e’ um espaço encantado,repleto de música, dança, fantasia, que alia diversão ao conhecimento, declarou o Prefeito ACM Neto.
Os primeiros registros de algo parecido com o carnaval, em Salvador, datam do século 17, quando os colonizadores portugueses trouxeram o entrudo, uma bagunça festiva que ocorria quarenta dias antes da Páscoa. Na Bahia, o carnaval afrancesado passou a ser incentivado para substituir o entrudo. Esse carnaval “civilizado” era uma festa para os privilegiados que frequentavam caríssimos bailes em teatros e clubes e desfilavam pelas ruas em carruagens enfeitadas.
No início dos anos 1900, o clube carnavalesco Inocentes em Progresso desfilavam com enredos que criticavam não só os serviços públicos disponibilizados para a população, como também atingiam os políticos. Um dos enredos foi “Ali Babá e os 40 ladrões”.Pode-se dizer que, já naquele tempo, o carnaval já refletia e registrava a vida do país. A grande novidade nos dias atuais e’ que o Juiz Sérgio Moro dá sentenças aos Ali de hoje e seus mais de 80 ladrões!