Bombeiros de Senhor do Bonfim (SGBM) combateram um incêndio em vegetação no Sitio Barreiras

Durante o dia e a noite desta segunda-feira (27) guarnições do Subgrupamento de Bombeiros de Senhor do Bonfim (SGBM) combateram um incêndio em vegetação no Sitio Barreiras, município de Ponto Novo/BA. O incêndio destruiu parte dos 600 hectares de uma plantação de bananas, atualmente área está ocupada por integrantes do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) e pelo Movimento dos Sem-terra (MST).
Devido à falta de irrigação, existia no local muita folha seca e material de fácil combustão, o que facilitou a propagação do incêndio e dificultou ação de combate, foram mais de 20 horas de intenso combate as chamas e rescaldo de toda área.
Nos acessos para as áreas mais internas da plantação existiam buracos que impediam passagem das viaturas. Durante o combate foi verificado que, devido à velocidade e altura do fogo, o trabalho estava sendo ineficaz e trazendo riscos para a guarnição e as viaturas. Dessa forma, foram feitos aceiros molhados nas áreas de encontro com a mata virgem e combate nas áreas de caatinga.
Durante a manhã desta terça-feira (28), foi realizado o monitoramento dos focos, verificando que o incêndio encontra-se na situação de controlado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *