incêndio atingiu plantações de cocos no Distrito de Maniçoba

Um incêndio atingiu plantações de cocos no Distrito de Maniçoba, distante cerca de 60 km da sede do município de Juazeiro/BA, na tarde desta sexta-feira (24). Segundo o proprietário do lote atingido pelas chamas, ao fazer um fogo controlado para limpar uma área próxima à plantação, fagulhas atingiram as palhas de cocos e deu-se início ao incêndio.

Uma guarnição do 9º GBM/Juazeiro comandada pela subtenente BM Maria Alice, realizou o combate ao incêndio, sendo necessário a montagem de varias linhas de combate. Os bombeiros buscaram estancar o quanto antes os focos que estavam tomando conta da plantação. Além das mangueiras, bombas costais –foram utilizadas para a eliminação dos focos. O vento e a palha seca prejudicaram o trabalho e acabaram espalhando ainda mais o fogo.

Para a ST BM Maria Alice, as queimadas controladas para limpar áreas ou para outros fins, necessitam além das licenças ambientais dos órgãos competentes, os cuidados necessários, pois a decisão de executar uma queima requer, acima de tudo, plena segurança afim de que os objetivos possam ser cumpridos integralmente. Isso implica em uma análise detalhada das condições do terreno, especialmente topografia, características da vegetação (quantidade, condição e distribuição) e variáveis meteorológicas (intensidade e direção do vento predominante, temperatura, umidade, incidência de luz, dentre outros).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *