Vice-prefeito José Antônio participou da comemoração ao Dia da Consciência Negra em Tijuaçu

 

A Semana da Consciência Negra faz parte das ações da Prefeitura para a valorização da cultura e da identidade negra, através de políticas de caráter afirmativo. No Brasil, o Dia da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro, data da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. Desse modo, a prefeitura municipal por meio das secretarias de educação e cultura, promoveram na última segunda-feira (20/11), em tijuaçu a semana da consciência negra, que logo se iniciou com desfile pelas principais ruas, com a participações das escolas da comunidade. Além disso, a comunidade pode acompanhar diversas apresentações culturais como danças e a belíssima roda de capoeira. José Antônio ao lado do prefeito, Carlos Brasileiro, ressaltou o valor da comunidade, e, o dia que marcou o 20 de novembro.

“A Semana da Consciência Negra não é apenas uma festividade sobre a cultura negra, mas um momento importante de reflexão sobre os desafios em ser negro hoje, qual o lugar de direito do negro na sociedade, além do objetivo de falar diretamente aos estudantes, que tem a capacidade de fazer essa diferença na sociedade futura. Contudo, nos preocupamos em promover atividades nas escolas para que os jovens e as crianças entendam e reconheçam quem é esse negro dos dias atuais, os resquícios da cultura dos séculos 18 e 19 que ainda permanecem na sociedade atual. ”

A programação em comemoração à Semana da Consciência Negra se estende até o dia 30 de novembro, no município.
24/11- Oficina de Cartazes com a Associação Quilombola- Centro Social Urbano (CSU) , às19 horas.
25/11- Marcha das Mulheres: Combate a Violência contra a Mulher ( Secult, CRM, Associação Quilombola do Alto).
26/11- Vivência do IV CONGREFOR & IV SIMPÓSIO DE RESIDÊNCIAS EM SAÚDE/ Univasf- em Tijuaçu ( Univasf, SEMUS, Secult)
27/11- Mostra Cultural- Culturas Afro Brasileira ( Praça Nova do Congresso) às 15 hora.
28/11- Roda de Conversa: Marcha do Empoderamento Crespo e a Alto Estima das Mulheres Negras: Naira Gomes (Socióloga e Militante da Marcha do Empoderamento Crespo) , no Centro Social Urbano- CSU), às 19 horas.
29/11- Mostra de Capoeira e Mostra sobre a vida de Antônio Vieira,calçadão da Juviniano Duarte, a partir das 16 horas.
30/11- Seminário dos Povos de Terreiro ( Secult/ Semed/ Terreiro Tupoiaoo):
-Associativismo, Empoderamento e Sustentabilidade com José Moacir ( IRPAA), Ivomar Gitânio ( PMSB), Mãe Ioná: 08: 30 horas.
-Importância das Ações Conjuntas- Regivaldo Gomes: às10 horas
– Crianças no Terreiro: Pai Antônio d’ Ogundelê: às 11 horas
– Cartografia Social: Juracy Marques ( Uneb) e Robson Marques ( SABEH): às 14 horas
30/11: Roda de Conversa: O que é ser negro no Brasil de hoje? Nilton de Almeida ( Historiador/ Univasf)- Centro Social Urbano ( Associação Quilombola do Alto/ SECULT/Univasf).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *